Solicitação de retificação
Para cadastrar uma solicitação de retificação é necessário preencher os seguintes itens, cujas descrições estão abaixo:
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png](https://manual.sigep.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image.png)
Para consultar um recibo de envio, o qual irá solicitar a retificação, selecione o tipo (layout), informe um dos dados pedidos, clique em consultar e selecione o recibo desejado.
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-4-1024x305.png](https://manual.sigep.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-4-1024x305.png)
O Tribunal liberou dois tipos de retificações, são eles, atualização dos dados e correção dos dados, cuja explicação está entre parênteses:
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-5.png](https://manual.sigep.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-5.png)
No campo “Motiva da Retificação”, descreva o porque está solicitando a retificação.
No campo de “Situação”, selecione uma das opções disponíveis, clique em adicionar e depois clique em salvar:
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-6.png](https://manual.sigep.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-6.png)
Após o cadastro da retificação, vá no menu Colare Pessoal, opção Enviar Colare e clique em “Enviar” Retificação:
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-7.png](https://manual.sigep.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-7.png)
Pronto, agora basta ir no site do TCM, verificar os dados e homologar, caso o envio (dados) esteja correto.